As pedras podem ser usadas em diversos espaços da nossa casa, principalmente nas áreas molhadas, como: lavabos, banheiros, cozinhas e áreas externas. Nesses ambientes o ambiente está presente nas bancadas e pias, proporcionando requinte e facilidade na hora da limpeza. Existe uma grande variedade de pedras e cada uma tem seus prós e contras. Pensando nisso e focando em te ajudar a escolher a melhor para seu ambiente é que vamos falar um pouco das mais conhecidas e usadas no design de interiores.

Granito

Dispõe de grande quantidade de cores, sendo as mais usadas e comuns o branco, bege, cinza, marrom e preto. A região em que a pedra é encontrada pode interferir no seu desenho e coloração. Possui maior resistência que outros tipos de pedra, devido à sua composição, e menor porosidade, sendo o mais indicado para usar em bancada de cozinhas, por exemplo.

Mármore

Diferente do granito, o mármore possui menor resistência e maior porosidade, ou seja, é menos resistente a riscos, manchas e não é muito indicado para bancadas de cozinha ou lugares com grande fluxo de pessoas, pois mancha muito fácil. No mercado já existem versões que recebem resina e tornam-se mais duradouras.

Além da resina, outros acabamentos podem ser adicionados ao material, como o polido que oferece muito brilho à peça, o bruto e tantos outros. Sua variedade de cores e padrões oriunda do seu processo de transformação através da alta pressão e temperatura. Tal processo muda quimicamente o material e nos presenteia com opções como mármore Carrara (branco), Travertino (tons de bege) e Ônix (entre dourado e vermelho). 

Nanoglass

É uma pedra industrializada, ou seja, não é encontrado na natureza. O nanoglass é criado a partir de uma mistura entre resina e pó de vidro o que dá ao material características como: superfície brilhosa e levemente espelhada, uniformidade extrema e um tom de branco muito puro. Possui baixa porosidade e pode ser aplicado em diversos ambientes que exijam um material mais resistente.

Entretanto devemos nos atentar às fontes de calor próximas, já que o material não se dá muito bem com altas temperaturas. 

Porcelanato

O porcelanato já é muito conhecido como uma opção de revestimento para pisos, mas o material também vem ganhando espaço nas bancadas. Entretanto, vale ressaltar que sua resistência, se comparado com as pedras apresentadas, não é tão grande quando se trata de ser usado em bancadas. Além disso, sua instalação exige um pouco mais de cuidado pois não pode ser aplicado diretamente na marcenaria, por exemplo. A grande vantagem de usá-lo em bancadas, com certeza, é a facilidade no quesito limpeza. 

Silestone

Assim como o nanoglass, o silestone é uma pedra tecnológica. Criada através de uma mistura de quartzo e resina de poliéster. Possui grande variedade de cores e sua resistência parecida com materiais como o granito. Entretanto, também devemos nos atentar ao fator calor, assim sendo, é melhor que não seja usado em bancadas na cozinha.

Deixe uma resposta

VEJA TAMBÉM