Quem já pintou a casa sabe que existem inúmeros tipos de tinta e que cada tipo é usado em determinado local, se você está pensando em pintar sua casa e não sabe qual utilizar, nosso time do Projeto Num Clique escreveu esse artigo para você.

Existem vários tipos de tinta, látex, acrílica, óleo, texturas, sem cheiro, antimofo, etc. Primeiramente você deve observar qual ambiente vai pintar, se é um local interno ou externo, respondendo essas perguntinhas você já encontra a tinta ideal a ser usada.

As tintas para áreas externas podem tranquilamente serem usadas nos ambientes internos, mas o contrário não pode, usando uma pintura para ambientes internos na área externa vai te gerar alguns problemas e você terá que pintar novamente muito em breve.

Existem algumas tintas específicas para ambientes molhados como cozinha, banheiro e áreas de serviço, elas possuem as características de maior durabilidade e são mais resistentes ao contato com a água. Dependendo do modelo de tinta a ser utilizado é ideal você usar a massa corrida adequada, em ambientes molhados é necessário ser a massa acrílica, em ambientes secos pode ser a massa PVA, se por acaso for pintar o local com uma textura não é necessário a aplicação de massa corrida, mas sim de um selador.

 

Principais tintas para usar na sua casa

 

Tinta acrílica

É muito utilizada nas casas, é uma tinta à base d’água e pode ser usada em áreas internas ou externas. Possui uma facilidade na aderência de vários materiais como alvenaria, reboco, etc. Ela pode ter um acabamento em brilho, semibrilho ou fosco. Caso for utilizar uma pintura com brilho ou semibrilho faça uma conferência da uniformidade da parede, caso contrário dependendo da luz ficará mostrando as falhas em sua parede, se sua parede não possui um acabamento muito bom é melhor utilizar tintas foscas.

 

Tintas Látex

É uma tinta também a base d’água e menos resistente que a acrílica, não é indicada para locais molhados e possui apenas acabamento fosco, não deve ser usada em ambientes externos, mas é muito utilizada em ambientes internos que não pegam muito sol.

 

Tinta a óleo

Pode ser encontrada em acabamento fosco ou brilhoso, possui uma consistência mais aquosa, é uma tinta impermeável, usadas em locais que necessitam um acabamento diferenciado como portas, janelas e móveis.

 

Tinta epóxi

É uma tinta muito resistente, por esse motivo usadas normalmente em ambientes externos, pode ser a base d’água ou solvente. São usadas com frequência em pinturas de pisos e azulejos, mas necessitam de uma mão de obra mais especializada para sua aplicação.

 

Esmalte

Uma tinta muito resistente, é bastante utilizada em áreas externas e em acabamentos de portas e janelas de madeira ou metal, pode ser encontrada a base d’água ou solvente, o esmalte a base d’água não tem cheiro e secam rápido já as tintas à base de solvente possuem um cheiro mais forte e demoram mais para secar.

Se mesmo após as dicas para a melhor pintura da sua casa você quiser uma ajudinha do nosso time, basta acessar o link abaixo.

https://projetonumclique.com.br/design-interior-escolha-seu-ambiente/

Este post tem 2 comentários

  1. mariabohnalmeida

    Tinta esmalte

    1. arquitetonumclique

      Olá, Maria. Como podemos te ajudar?

Deixe uma resposta

VEJA TAMBÉM