Com certeza, uma das etapas mais gostosas de uma obra ou reforma é quando vamos escolher os revestimentos que irão repaginar o espaço, mas com tantas opções disponíveis no mercado fica difícil saber qual melhor se adequa às nossas necessidades. Para te ajudar a escolher o melhor tipo de acabamento vamos falar um pouco sobre as mais conhecidas e usadas.

MADEIRA

Proporciona muito aconchego e dá a sensação de esquentar o ambiente. Pode ser encontrado em várias cores, a depender da madeira escolhida e permite paginações interessantes. Entretanto, sua manutenção exige um pouco mais atenção e cuidado, já que o uso de água pode ser extremamente prejudicial. Recomenda-se usá-lo em áreas secas, como quartos e salas e deve-se evitar ambientes úmidos ou que tenham uso de água, como lavanderia, por exemplo. Para manter a beleza do piso de madeira, o polimento periódico é muito indicado.

LAMINADOS

De instalação simples e compostos por madeira de reflorestamento, os laminados ganharam espaço e estão presentes em vários projetos. Contribuem com a acústica do ambiente, pois são instalados sobre mantas que acabam abafando ruídos. Outro ponto positivo é a qualidade de acabamento que imita perfeitamente a madeira. Seu uso não é indicado em áreas molhadas ou úmidas por não possuir resistência a água.

VINÍLICO

Possui algumas semelhanças com o laminado como instalação rápida, mas a grande diferença entre eles é a composição. Enquanto o laminado é produzido com madeira de reflorestamento, o vinílico é feito de PVC o que proporciona maior resistência a manchas. Assim como o laminado não é indicado para áreas molhadas como banheiros ou lavanderias. Pode ser encontrado em placas, réguas ou mantas.

PORCELANATO

Com certeza entre os mais conhecidos e usados e que vem ganhando cada vez mais espaço e variedade. O porcelanato é pode ser considerada uma versão nobre, devido a sua composição, e mais resistente da cerâmica comum. O material possui diversos acabamentos, como acetinado, polido, esmaltados e muitos outros, além de existir em diversas cores e padrões. Não é nem um pouco difícil encontrarmos porcelanatos que imitem madeira ou cimento queimado, por exemplo.

E não são poucas as vantagens que esse acabamento proporciona, vai desde a variedade até a grande resistência a manchas, tamanhos variados e opções de uso. Dentre todos os materiais apresentados até agora, ele é o único que pode ser usado também em áreas molhadas, mas não se esqueça de se atentar às especificações de cada tipo e fabricante para não ter dor de cabeça, hein?!

CIMENTO QUEIMADO

Marca registrada do estilo industrial, o cimento queimado ganhou espaço nos projetos residenciais por ser uma opção que traz personalidade e praticidade para o dia a dia quando o assunto é limpeza. Inicialmente, quando era mais visto em casas simples, sua base era composta por cimento, areia e água, mas com o avanço da tecnologia já conseguimos encontrá-lo em diversas opções prontas – ou não – que facilitam sua aplicação. É importante que a forma de aplicação do tipo de cimento queimado escolhido seja respeitada para que se possa obter o melhor resultado possível e evitar rachaduras.

Deixe uma resposta

VEJA TAMBÉM