Está afim de mudar a cara de algum ambiente sem gastar muito e de forma muito rápida? Nós temos a solução! Aposte nas plantas. Opções não faltam. Existem com flores ou sem flores, grandes e pequenas, com perfume ou não, que resistem mais tempo sem água e muitas outras.

As plantas trazem frescor e cor para o ambiente e ajudam a compor a decoração de forma sutil e leve. Elas podem ser de médio porte, alocadas ao lado do sofá em um belo vaso, ou, pequenas e compor a mesa de centro da sala em um cachepot. Mas se engana quem pensa que a contribuição é apenas estética! A vegetação, quando inserida dentro de casa ou não, traz benefícios diversos como a purificação do ar e aumento de produtividade, segundo a APA PsycNet (American Psychological Association). Abaixo segue uma lista de plantas que podemos ter em nossas casas. Ah! E não precisa se preocupar em ser o melhor jardineiro do mundo porque tem para todos os tipos, desde as que precisam de maior cuidado até as que se viram bem sem rega frequente.

ZAMIOCULCA

Uma das melhores opções de plantas para interiores. Por exigir poucos cuidados e se adaptar bem aos ambientes com pouca entrada de luz, a Zamioculca se tornou queridinha. Possui folhas verde escuras extremamente brilhosas. E para mantê-la sempre bonita o indicado é colocá-la em um local com sombra ou luz indireta e regar duas vezes na semana, mas cuidado para não a encharcar pois pode ser muito prejudicial.

BEGÔNIA

Essa é para quem gosta de flores e adora decorar o espaço com vasinhos delicados. A primeira coisa que precisamos saber sobre a begônia é que existem dois tipos: as que se adaptam melhor dentro de casa e as que preferem o ar livre. Vamos focar nas de interiores! Para esse tipo é importante não as deixar expostas diretamente ao sol e manter o solo sempre úmido, mas sem encharcar,
ok? Uma dica para ajudar no desenvolvimento é remover as folhas mortas com frequência.

ORQUÍDEAS

Outro clássico quando pensamos em plantas para dentro de casa. As orquídeas são bem conhecidas e possuem uma linda variedade de cores e tipos. Por ser uma flor delicada e que demanda maiores cuidados, é comum que algumas pessoas tenham receio de ter a planta em casa. O primeiro passo para ter a orquídea por mais tempo é saber qual o tipo dela, assim fica bem mais fácil saber quais cuidados tomar, mas se você não sabe ainda qual quer ou tem, ficam aqui algumas dicas gerais: regue com frequência; a mantenha em local sombreado, mas não esqueça de deixá-las ao sol por alguns minutos ao dia.

SAMAMBAIA

Perfeita para quem gosta de usar plantas suspensas e que tenham aquele efeito de “caidinhas”. A samambaia, também muito conhecida, possui folhas longas e volumosas de coloração verde clara. As dicas para ter sua planta sempre linda e cheia é mantê-la à meia sombra e não se esquecer de regas regulares, além de procurar um lugar com maior umidade para colocá-la. Um extra que pode alavancar o crescimento da sua planta são os adubos específicos para samambaias.

SUCULENTAS E CACTOS

Dentre todas as opções essa é, com toda certeza, a melhor se você é do tipo esquecido e acaba matando suas plantinhas por falta de rega. São plantas extremamente resistentes à seca por serem capazes de armazenar água. Uma dica infalível para saber o momento certo da rega é observar sua folhagem, caso apresentem ressecamento ou aparência murcha, é hora de regar. Caso alguma parte apodreça é sinal de muita água. Além disso, vale prestar atenção se as folhas estão finas ou caindo muito, em caso positivo, o ideal é deixá-las por mais tempo no sol.

Dicas

Duas dicas que podem ser usadas em qualquer planta são: trocar os vasos de plástico por vasos de barro, pois contribuem com a respiração das plantas e com a temperatura já que não retém tanto calor quanto os de plástico, por exemplo. A outra dica é limpar as folhas com pano úmido para tirar pó ou qualquer outro resíduo, assim suas plantas estarão sempre limpas e brilhantes.

 

Deixe uma resposta

VEJA TAMBÉM