Uma das partes mais difíceis na hora de projetar um móvel planejado é escolher o tipo de acabamento. No mercado estão disponíveis diversas opções de revestimentos, como: vidros, laminados, laca, tamponamento e outros tantos.

Vidro

O vidro está muito presente na marcenaria quando se trata de portas e gavetas. Além de trazer requinte ao ambiente, o material também é fácil de limpar e possui ótima durabilidade e resistência. É muito comum também vermos uma variação do material chamada “Reflecta”. Nessa opção, como o próprio nome sugere, o vidro é levemente espelhado e mantém sua transparência, permitindo que se possa ver o que está no interior do móvel. Essa opção pode ser encontrada em diversas cores e as mais conhecidas são bronze, rosê e champagne.

Laminado

Para esse material existem duas opções: o de baixa pressão e o de alta pressão. O primeiro é menos resistente e não possui o melhor dos acabamentos, por isso é indicado para confecção de caixas/partes de móveis ou tampos de gavetas, por exemplo. Já o segundo possui melhor acabamento e qualidade e é muito conhecido pelo nome de “fórmica”. Possui grande resistência e pode ser usado em diversos ambientes, como: banheiros e cozinhas. Além de oferecer uma grande variedade de texturas, imitando pedra, madeira e outros.

Laca

 

Com certeza um dos acabamentos mais usados, a laca proporciona versatilidade e sofisticação. A variedade de cores realmente encanta e ainda possui opção de acabamento brilhante ou fosca. O material é aplicado como uma pintura e nem todos os tipos de madeira o aceitam, fique atento. Outro ponto de atenção deve ser o móvel no qual a laca será aplicada, visto que o acabamento não é indicado para objetos que terão contado constante com água ou objetos que possam arranhar, por exemplo.

Tamponamento

Essa técnica baseia-se em adicionar camadas extras ao móvel, como se criássemos uma caixa dentro de outra. Por exemplo, em móveis com nichos, é como se inseríssemos um nicho dentro do outro, o que proporciona um móvel mais robusto, resistente e bonito.

Deixe uma resposta

VEJA TAMBÉM